Páginas

.:Pesquise :.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Worldwide LHC Computing Grid

O Large Hadron Collider irá produzir cerca de 15 petabytes (15 milhões de gigabytes) de dados por ano - suficiente para encher mais de 1,7 milhão de DVDs de camada dupla por ano!

Milhares de cientistas de todo o mundo deseja acessar e analisar esses dados, então o CERN está a colaborar com as instituições em 34 países diferentes para operar uma infra-estrutura de computação distribuída e armazenamento de dados: o Worldwide LHC Computing Grid ( WLCG ).
Os dados dos experimentos do LHC é distribuído ao redor do globo, com um backup primário gravadas em fita no CERN. Após o processamento inicial, esses dados são distribuídos aos onze centros de computação em geral - no Canadá, França, Alemanha, Itália, Holanda, países nórdicos, Espanha, Taiwan, Reino Unido, e dois sites nos EUA - com capacidade de armazenamento suficiente para um grande fração dos dados, e com o apoio a toda a hora para o grid computing.
Esses chamados "Tier-1" centros de tornar os dados disponíveis para mais de 160 "Tier-2" centros de trabalhos de análise específicos. Os cientistas individuais podem acessar os dados do LHC do seu país, usando clusters de computadores locais ou mesmo computadores individuais.
O WLCG colabora estreitamente com a grade de outros projetos CERN:
  • O Worldwide LHC Computing Grid tem sido a força motriz por trás da ciência europeia multi-grade de habilitação Grids for E-Science ( EGEE ), que continua a crescer em dimensão e diversidade de uso. EGEE atualmente envolve mais de 240 instituições em 45 países, apoiando a ciência em mais de 20 disciplinas, incluindo a bioinformática, imagens médicas, educação, mudança climática, energia, agricultura e muito mais.
  • Openlab CERN : O projeto WLCG também trabalha com a indústria, nomeadamente através da openlab CERN, onde empresas líderes em TI estão a testar e validar tecnologias de ponta da grade de corte utilizando o ambiente WLCG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário